domingo, 27 de abril de 2014

Aftosa: Campanha nacional de vacinação começará na próxima quinta-feira

Entre o período de 1º a 30 de maio acontece a primeira etapa da vacinação contra febre aftosa em diversos Estados do país, inclusive no RN.
Orientada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa), durante o período dedicado à imunização dos animais, os bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias devem ser vacinados nesta primeira fase da campanha.
Quem não declarar a vacinação poderá receber auto de infração, ter a propriedade interditada, ser multado em até 20 mil Unidades Fiscais de Referência (Ufirs), além de arcar com o pagamento da taxa de duas Ufirs por animal não vacinado.
O objetivo da campanha é manter o rebanho sadio, apto a atender aos mercados nacional e internacional, com o fornecimento de material genético (sêmen, embriões, matrizes e reprodutores) e carne de qualidades.
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa entre os bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e animais silvestres.
A vacinação é feita somente em bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, inclusive os recém-nascidos.
Na segunda etapa, que ocorre em novembro, são vacinados somente bezerros de até dois anos, de acordo com o cronograma anunciado pela assessoria de comunicação do Mapa, na capital federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário