terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sinte/RN: Categoria da rede estadual deflagra greve em Assembleia Geral

Durante Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte), realizada na manhã desta terça-feira (28), no interior da Escola Estadual Winston Churchill, na capital do Estado, os professores da rede pública estadual aprovaram a deflagração de greve geral.
A paralisação grevista começará oficialmente nesta quarta-feira (29), segundo anunciado pela direção do sindicato após o encerramento da Assembleia.
De acordo com o sindicato, os profissionais da Educação cobram o cumprimento de acordos celebrados entre a categoria e o Governo Rosalba Ciarlini (DEM).
De acordo com o Sinte/RN, dois acordos entre os profissionais e o Governo foram firmados em 2013.
O Sinte afirmou que o Executivo não pagou o abono prometido aos funcionários das escolas e da Secretaria de Educação, assim como não teria procedido ao aumento de 5% na chamada "letra", que é o reajuste salarial concedido aos professores, de acordo com novas qualificações e tempo de serviço, para progressão horizontal.
Além disso, os professores também afirmam que as horas extras referentes aos trabalhos entre abril e dezembro de 2013 não foram pagas.
A categoria cobra que o Executivo proceda ao pagamento já na folha de pagamento do mês de fevereiro, além do reajuste da letra e dos abonos aos servidores.
Para encerrar a greve, os professores exigem ainda que o Executivo encaminhe à Assembleia Legislativa quatro projetos de lei que tratam sobre benefícios e a carreira dos professores.
O conteúdo das propostas, das quais três estariam prontas desde 2010, não foi revelado pelos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário