sábado, 28 de dezembro de 2013

Idema: Órgão desenvolve diagnóstico dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente no RN

Hiramisis Paiva de Paula
Como parte do processo de implantação do Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) iniciou em maio deste ano, um projeto visando diagnosticar a situação dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente (Sismuma) no Estado.
Esse projeto, de acordo com o site do Instituto, vem realizando levantamentos sobre as estruturas de gestão ambiental dos municípios potiguares, divididos nas oito regiões de desenvolvimento do Estado, procurando avaliar as condições de funcionamento dos órgãos executivos locais, dos Conselhos e Fundos de Meio Ambiente, suas vulnerabilidades e principais potencialidades.
Segundo Hiramisis Paiva de Paula, contratada pelo órgão para o desenvolvimento do Diagnóstico Sismuma, o trabalho já realizado em quatro regiões de desenvolvimento do Estado tem revelado a necessidade urgente de se estabelecer, de forma conjunta com os gestores locais, estratégias de curto, médio e longo prazo, no âmbito de um Programa Estadual de Apoio à Gestão Ambiental dos municípios.
O trabalho prático do Projeto é desenvolvido através de Oficinas Regionais, onde se procura integrar gestores ambientais dos municípios de cada região, discutindo os principais entraves para a implantação do Sismuma, finalizando com a construção de uma Matriz dos Principais Problemas Ambientais, suas causas, efeitos e propostas de ação.
Das oito regiões de desenvolvimento do Estado, quatro delas já foram contempladas com este trabalho: região Mossoroense, Médio-Oeste, Vale do Açu e Seridó.
A previsão é que todas as Oficinas Regionais e Visitas Técnicas aos municípios das quatro outras regiões sejam realizadas até o final de maio de 2014 e, até setembro, que o trabalho de sistematização dos dados e relatório final esteja concluído. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário