terça-feira, 12 de dezembro de 2023

SIIC: Acesso potencial a equipamentos culturais no RN revela desigualdades, diz estudo do IBGE

Imagem: Reprodução
Em 2021, 16,8% dos municípios potiguares tinham teatro ou sala de espetáculo no próprio município, 2,4% tinham cinema e 26,9% tinham museus.
Apesar disso, a maioria dos municípios do RN que não tinham os equipamentos culturais estava a menos de uma hora de deslocamento de outro que possuía.
Isso resulta em que 49,4% da população potiguar morava em municípios sem museu, 42% sem teatro ou sala de espetáculo e, outros 63,8% sem cinema.
Quanto ao tempo médio de deslocamento que essa população precisa despender para chegar ao museu, teatro e cinema mais próximos, observou-se que o equipamento cultural que leva o maior tempo de deslocamento para acesso é o cinema (53 minutos), enquanto para o museu leva-se cerca de 17 minutos, e, para o teatro, 24 minutos.
Os dados do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC) levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em pesquisas diversas, compilados para o período de 2011 a 2021, frisa nota vinda da direção regional do órgão, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário