sexta-feira, 6 de maio de 2022

BNB: Cultivo com hidrogel atinge 1,4 mil hectares no RN com ações do Prodeter

Imagem: Reprodução/BNB
O Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste (BNB), está popularizando entre os agricultores potiguares o uso do polímero de origem mexicana conhecido pelo nome de hidrogel.
O produto concentra água nas raízes das plantas, mantendo o solo úmido por mais tempo que no cultivo tradicional.
Desde a primeira experiência, em janeiro de 2021, para produtores de caju da Serra do Mel, a área cultivada com o uso da nova tecnologia vem aumentando no estado.
Baseado nas compras coletivas realizadas, o coordenador do Comitê Gestor Territorial da Cajucultura do Prodeter e consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (Sebrae/RN) para a atividade, Braz Lino de Oliveira, estima a área cultivada com hidrogel em 1,4 mil hectares.
A redução da mortalidade das mudas de cajueiro no estágio pós-plantio chegou a 72% com o uso do hidrogel, conforme testes realizados pelo Comitê durante o ano de 2021, aumentando a capacidade de produção no primeiro ciclo.
Além da Cajucultura, a técnica já foi aplicada no cultivo do maracujá irrigado, macaxeira, melancia, acerola, feijão e hortaliças.
O hidrogel também está sendo testado na produção de ração animal: palma, leucena e capim-açu e capim-elefante, também com resultados animadores, diz informação da assessoria de imprensa da superintendência estadual do BNB, na capital potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário