domingo, 2 de maio de 2021

Invenção: Um GPS para aperfeiçoar o combate às infecções ocasionadas pela bactéria ‘H Pylori’

Imagem: Cícero Oliveira/Assessoria
Pesquisas conjuntas de cientistas das áreas da Física, Medicina e Farmácia resultaram na concessão de mais uma tecnologia patenteada na Universidade Federal do RN (UFRN).
O invento é um sistema de micropartículas magnéticas capaz de transportar antibióticos de modo a otimizar o tratamento de infecções por Helicobacter pylori (H. pylori) no trato gastrointestinal e fazer com que eles atuem de maneira concentrada no local da doença.
A bactéria H. pylori causa infecção responsável pelo surgimento de muitas úlceras pépticas, alguns tipos de gastrite e de câncer do estômago.
O cientista Artur da Silva Carriço (foto) pontua que o sistema magnético é constituído de micropartículas polimerizadas contendo quantidades controláveis de antibióticos e nanopartículas magnéticas de magnetita.
Segundo ele, além de concentrar todo o fármaco administrado no local da infecção, reduzindo a quantidade de fármaco administrada para atingir a concentração inibitória mínima da bactéria, a vetorização magnética também reduz os efeitos colaterais porque o fármaco fica impedido de atingir outras partes do corpo.
O texto é de Wilson Galvão, da assessoria de comunicação da UFRN, na capital do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário