terça-feira, 5 de maio de 2020

Macau: Prefeitura se pronuncia sobre registro do primeiro caso oficial de coronavírus

Imagem: Reprodução
Por meio de nota pública, assinada pela enfermeira Nayara Almeida, responsável pela coordenação do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Macau se expressou sobre o primeiro caso de coronavírus (COVID-19) registrado no município.
Leia:

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Epidemiologia, vem por meio desta nota comunicar que, neste dia 04 de maio de 2020, notificamos o primeiro caso confirmado de COVID-19 pelo nosso município, após o recebimento de resultado positivo dos exames laboratoriais realizados. Esclarecemos ainda que o paciente confirmado faz parte do quadro de servidores do município de Macau e que não reside em nossa cidade. Desta forma, não há como afirmar onde o profissional se contaminou, pois vivemos a regra da transmissão comunitária nos dias atuais. A paciente é do sexo feminino, jovem e sem histórico de doenças crônicas. E assim que surgiram os primeiros sintomas a profissional entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, e então cumprimos para com o nosso dever de fornecer apoio e assistência a saúde a uma servidora de nossa cidade, conforme deve ser feito. Portanto, a paciente entrou na nossa estatística como caso suspeito para COVID-19, pois fomos nós que o notificamos ao Ministério da Saúde, porém sendo informado o seu endereço residencial com o município de origem. E entrou pelo nosso sistema laboratorial como exame realizado por Macau também, mas informando o seu endereço residencial de fato, em outra cidade. A paciente está em isolamento, não em nossa cidade, mas no seu município de origem. Ela está sendo acompanhada e seu estado de saúde é estável. Ela está sendo monitorada também pela nossa equipe por tratar-se de servidora do quadro, ainda que não seja moradora do município. Por isso, mais do que nunca é importante relembrar que o coronavírus é coisa séria. Permaneçam em suas casas, evitem aglomerações, higienizem as mãos com frequência, mantenham o distanciamento social e não compartilhe fake news. Nossa luta depende de você. Sem a sua colaboração o nosso trabalho não faz sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário