quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

ALRN: CECTIDES zerou pauta nesta quinta-feira; Projeto relativo à festa da Beata Lindalva é aprovado

Imagem: Eduardo Maia/Assessoria
Com nove matérias discutidas, votadas e aprovadas, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social (CECTIDES) da Assembleia Legislativa do RN (ALRN) encerrou nesta quinta-feira (12) as atividades para este ano, zerando a pauta para esse período Legislativo.
Entre as matérias aprovadas por unanimidade, está o projeto de autoria do deputado Kleber Rodrigues (PL) que dispõe sobre a disponibilidade de, no mínimo 5% de mesas e cadeiras pelos shoppings centers, centros comerciais e restaurantes, nas áreas de alimentação para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
De acordo com o Projeto, considera-se pessoa com mobilidade reduzida a que, temporária ou permanentemente, tem limitada sua capacidade de relacionar-se com o meio e de utilizá-lo, incluídos, entre outros, os idosos, as gestantes, as lactantes e as pessoas com criança de colo.
Ainda de autoria de Kleber Rodrigues foi aprovado o Projeto sobre a participação de psicólogos escolares nas redes públicas de ensino fundamental e médio.
De iniciativa do deputado Hermano Morais foi aprovada a propositura que considera como patrimônio cultural imaterial do RN, o grude de Extremoz.
De autoria do deputado George Soares (PL) foi aprovada a matéria que inclui no calendário estadual de eventos a festa comemorativa da Beata Irmã Lindalva, em Assú.
De iniciativa da deputada Isolda Dantas (PT) foi aprovado o Projeto que institui no calendário oficial o dia estadual do profissional da fiscalização agropecuária.
Já de autoria do deputado Sandro Pimentel (PSOL), foi aprovado o Projeto de Lei que trata da afixação de cartaz em órgãos públicos e privados, informando que a Lei Estadual nº 9.036/2007 proíbe e pune atos de discriminação em virtude de orientação sexual e identidade de gênero.
Foram analisadas ainda e aprovadas as matérias que institui no âmbito do RN a campanha de conscientização aos golpes financeiros praticados contra o idoso, de autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PL); a que institui a campanha fevereiro laranja, de autoria do deputado Albert Dickson (PROS); e, a que institui a inclusão do Festival do Atum no calendário de eventos da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, de iniciativa do deputado Souza Neto (PHS).
O texto é produzido pela assessoria de comunicação social da ALRN, na capital potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário