segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Realização: Nova Jornada de Manejo Integrado de Cultivos ocorrerá em Carnaubais e outras cidades

Imagem: Reprodução
Em sua quinta edição a Jornada de Manejo Integrado de Cultivos (MIC) de novembro ocorrerá nos municípios de Ielmo Marinho, Mossoró, Carnaubais, Ceará-Mirim e Maxaranguape, a partir desta segunda-feira (18), finalizando na sexta-feira (22).
O MIC é uma ação que envolve o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), projeto Governo Cidadão, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater/RN), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e a empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Durante a semana, as atividades serão focadas nas culturas do abacaxi, goiaba, graviola, caju, manga e banana, relata informação da assessoria de imprensa da Emater/RN, na capital do estado.
A Jornada faz parte do compromisso de salvaguardas ambientais do projeto Governo Cidadão no âmbito do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
Esta semana, a jornada acontece no distrito rural de Umari, em Ielmo Marinho, no dia 18; no auditório da Faculdade de Medicina, em Mossoró, no dia 19; em Carnaubais, no dia 20, envolvendo o IFRN de Ipanguaçu e a prefeitura municipal; em Santa Águeda, em Ceará-Mirim, no dia 21; finalizando no Projeto de Assentamento Nova Vida II, em Maxaranguape, no dia 22.
Já o Manejo Integrado de Pragas envolve diferentes ferramentas de controle, como produtos químicos, agentes biológicos (predadores, parasitóides, bactérias, fungos e vírus), extratos de plantas, feromônios, manejo cultural, entre outras.
O emprego dessas técnicas, de forma planejada e harmônica, é fundamental para o meio ambiente e para a qualidade das plantações.
Em Mossoró, ocorrerá uma palestra sobre nematóides (parasitas) em fruteiras.
Já em Carnaubais, no dia 20, será trabalhado o Manejo Integrado de Cultivos na agricultura orgânica com diversas palestras sobre manejo de podas em fruteiras, ciclagem de nutrientes em sistemas de base ecológica, entre outros temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário