sábado, 2 de novembro de 2019

Programação: ‘RN pela igualdade racial’ é o tema do Mês da Consciência Negra 2019

Imagem: Ilustração
A programação do Governo do Estado para o mês em alusão à Consciência Negra começou nesta sexta-feira (1º) e segue até o dia 28 de novembro.
"RN pela Igualdade Racial" foi o tema escolhido para celebrar o período, cujo Dia Nacional da Consciência Negra data de 20 de novembro.
A Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), por intermédio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR), vai realizar, apoiar e participar de ações na capital potiguar e nos municípios de Parnamirim, Ielmo Marinho e Mossoró.
Na sexta-feira, alguns gestores do RN se reuniram na Governadoria para tratar da instalação do Fórum Estadual dos Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial.
No dia 20 de novembro, quarta feira, no horário das 88h às 20h, serão realizadas a Feira Étnico-racial e a Exposição Memórias Negras no Largo do Museu Café Filho, na Cidade Alta, em Natal.
A Feira contará com 35 artesãos entre povos negros, quilombolas, povos de terreiro, indígenas e ciganos, diz nota da assessoria de comunicação da Secretaria.
No pátio interno do Museu a COEPPIR organizou a Exposição Memórias Negras.
Ielmo Marinho, na comunidade Nova Descoberta, sediará o Torneio Estadual das Comunidades Quilombolas que contará com equipes de futsal masculina e feminina.
A última edição do Torneio aconteceu em 2008 e contou com a participação de times de seis comunidades quilombolas.
Em 2019, o evento fará a entrega do Troféu Genildo de Oliveira (representante do movimento negro) e da Medalha Xavier de Assis (representante da comunidade Nova Descoberta).
O dia 28 de novembro, quinta-feira, será destinado à juventude negra da região do Alto Oeste, com a segunda edição do projeto Praças da Juventude, em Mossoró.
A Praça João Costa e seu entorno, no bairro Santo Antônio, irá receber atividades recreativas, educativas e culturais com foco para a temática étnico-racial, além da prestação de serviços ao cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário