Imagem: Ilustração |
Já
o segundo golpe mais comum observado pelo estudo é o recebimento de boletos
falsos, com 13% das menções, observa informação da assessoria de imprensa das
duas entidades.
Além
desses tipos de fraudes, também aparecem clonagem de cartão de débito,
contratação de empréstimos e financiamento, todos com o mesmo nível de incidência
(11%), respectivamente.
De
acordo com o levantamento, metade (48%) das fraudes se deu em transações ou
compras feitas pela internet.
Outros
20% dos golpes aconteceram nas operações realizadas em agências bancárias ou
financeiras e 15% em lojas físicas.
Quanto
às principais consequências enfrentadas pelas vítimas de ações fraudulentas
estão as compras indevidas em nome da pessoa (37%) e os prejuízos financeiros
(24%).
Há
ainda problemas relacionados à perda de tempo com processos burocráticos para
regularizar a situação e a inclusão em cadastros de inadimplentes, deixando a
pessoa com o nome sujo e impossibilitando a realização de compras por meio do
crédito - ambas situações com 22% das citações.
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