Imagem: Reprodução/Fecomércio |
Para
entender o comportamento do consumidor e auxiliar o empresário a fazer boas
vendas, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio/RN) foi às
ruas das duas principais cidades do estado, Natal e Mossoró, para saber as
intenções de compras, quanto e com o que pretendem gastar, e se irão viajar no
período.
Em
Natal, 652 pessoas foram entrevistadas nas quatro zonas urbanas da cidade, e
foi constatado a intenção de compra de 59% do público, uma pequena queda em
relação ao ano passado (59,5%).
Os
41% dos que não vão gastar apontam não ter dinheiro (44,3%), não têm costume de
presentear nesta data (25,6%), estão desempregados (11,7%) ou preferem poupar
(11,7%).
Em
média, o consumidor natalense irá desembolsar R$ 94,82.
Este
gasto é maior do que o levantado pela mesma pesquisa em 2018, o qual havia sido
de R$ 88,10.
Os
dados mostram que 38,3% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 51,00 e R$
100,00 com as compras de presentes de Páscoa este ano.
Outros
36,3% pretendem gastar até R$ 50,00.
Como
de costume, o chocolate será o principal produto a ser comprado (90,1%), se
dividindo entre ovos de páscoa (65,7%), caixas de bombons (27,4%), barras de
chocolates (11%), cestas de chocolates (6,1%) e chocolates caseiros (2,3%).
Os
filhos (43,1%), pais (26,8%), companheiro (a) (25,7%), sobrinhos (17,7%),
afilhados (9,4%), netos (8,8%), irmãos (7,5%) e amigos (3,4%) serão os mais
presenteados este ano.
Os
locais onde 47,8% que os entrevistados irão procurar fazer suas compras serão
os supermercados e as lojas especializadas em chocolates do comércio de rua,
enquanto que as compras nos supermercados e em lojas especializadas localizadas
nos shoppings serão a preferência de 41,4% dos consumidores.
Para
garantir a compra, o comerciante deve se preocupar em oferecer um bom preço,
promoções e ofertas, sendo este item o que mais importa a 57,7% dos
consumidores, seguidos pela marca do produto (33,5%), brindes (4,7%),
localização do estabelecimento (3,4%), formas de pagamentos (2,3%).
Além
disso, 76,7% dos entrevistados irão realizar pesquisa de preço para a Páscoa.
Outro
segmento que tem movimentação econômica na Semana Santa é o de Pescados e, de
acordo com o IPDC-Fecomércio/RN, 74,2% dos consumidores natalenses pretendem
consumir peixes e crustáceos durante essa Semana Santa, gastando em média R$
65,51.
A
grande maioria dos consumidores entrevistados (72,4%) pretende comemorar a
Páscoa em casa, 20% irão para casa de parentes, 2,4% para casa de amigos.
Os
22,7% dos entrevistados que afirmaram terem pretensões de viajar, pretendem ir
ao interior do estado (62,4%), litoral do RN (18,8%), seguidos da viagem a
outros estados brasileiros (18,8%).
Dos
500 mossoroenses que foram entrevistados pela equipe do IPDC-Fecomércio/RN,
58,4% pretendem comprar algum produto para presentear durante o período da
Páscoa.
O
número constatado na pesquisa deste ano foi maior do que no ano passado
(56,7%).
Seguindo
os natalenses, 09 em cada 10 consumidores pretendem presentear com chocolates
(89,4%), tendo a preferência por ovos de páscoa (74,8%); caixa de bombons
(11%); cesta de chocolates (4,8%); barras de chocolate (3,4%); chocolates
caseiros (1,7%); além de outros tipos (1,4%).
Os mais lembrados para presentear nesta Páscoa
serão os filhos (46,4%), seguidos do companheiro (a) (28,1%), dos sobrinhos
(17,2%), dos pais (11,6%), dos netos (11,3%), dos irmãos (7%), dos amigos
(5,6%) e dos afilhados (5%).
Para
fazer as compras, os mossoroenses irão desembolsar R$ 88, 70, valor maior do
que o ano passado (R$ 83,91).
Mesmo
com essa intenção de gastar mais, os mossoroenses (77,2%) irão fazer pesquisas
de preços dos produtos antes de fazer a compra, sejam nas lojas especializadas
e supermercados do comércio de rua (64,7%) ou nas lojas especializadas do
shopping (24,4%).
O
fator que mais irá interferir na escolha do local de compra são os preços,
ofertas e promoções (57%).
A
pesquisa indica que 77,6% dos consumidores pretendem comprar peixes para a
ocasião, sendo os peixes mais desejados pelos mossoroenses: tilápia (52,3%),
corvina (5,7%), bacalhau (5,2%), cioba (4,9%), dourado (4,9%), serra (3,9%) e
atum (3,4%).
A
média dos gastos com peixes ficou em R$ 61,03.
Considerando
o local de celebração, 72,3% pretendem celebrar a Páscoa em casa, 21% na casa
de parentes e 2,2% na casa dos amigos.
Foi
questionada a intenção dos mossoroenses de viajar para aproveitar o feriado
prolongado, porém 77,9% não pretende viajar.
A
pesquisa mostra que 22,1% dos consumidores mossoroenses deverão viajar neste
período, irão visitar parentes e amigos (62,5%) ou conhecer uma nova cidade
(29,9%), seja ela no interior (41%), o litoral (38,9%) do estado, ou outros
estados (20,1%).
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