segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Robinson Faria: STJ envia para 1ª instância processo com denúncia por 'embaraço de investigação'

Imagem: Reprodução 
O ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou que seja remetido à Justiça Estadual o processo da Operação Anteros, em que o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-governador Robinson Faria (PSD) – foto –, por crime de "embaraço à investigação de organização criminosa".
A decisão foi assinada na última quinta-feira (14) e publicada nesta segunda-feira (18) no sistema do STJ, adianta informação veiculada pelo portal G1 RN.
A defesa do ex-governador classificou a medida como "rotineira e previsível, uma vez que governador deixou o cargo".
O caso foi parar no STJ porque o governador tinha foro privilegiado, devido à função que exercia.
Entretanto, o ministro entendeu que no momento em que se encerra o mandato, o caso deve voltar à Justiça comum.
Por isso, determinou que os autos sejam encaminhados para a Diretoria do Foro da comarca de Natal, para distribuição em uma das varas criminais da Justiça Estadual.
"Em que pese a investigação haver tramitado integralmente, até à propositura da ação penal e à apresentação de defesas preliminares, neste Tribunal Superior, é fato notório que o mandato de Governador, então exercido por Robinson Mesquita de Faria, terminou em 31 de dezembro do ano passado. Em vista disso, o Ministério Público Federal manifestou-se opinando no sentido de que seja reconhecida a incompetência do Superior Tribunal de Justiça, com a consequente remessa dos autos a uma das Varas Criminais do estado do RN", declarou o magistrado na decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário