segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

CGJ/RN: Provimento define regras para implantação do selo digital em cartórios do estado

Imagem: Ilustração 
A Corregedoria Geral de Justiça do RN (CGJ/RN) publicou provimento que define o planejamento para a implantação de Selo Digital de Fiscalização com QR Code nos cartórios do estado.
O Provimento nº 1/2019 traz as regras e procedimentos para utilização da tecnologia, explica informação publicada através do portal virtual do Tribunal de Justiça do RN (TJRN).
De acordo com o normativo, a partir do dia 25 de fevereiro será obrigatória a utilização do selo digital pelas serventias de Igapó (8º Ofício de Natal) e Monte Alegre em todos os atos notariais e registrais.
As duas unidades receberão o projeto-piloto, que deverá ser expandido para todas as serventias do estado até o final de julho.
O selo digital consiste em um código alfa numérico e um QR Code, que serão impressos diretamente no papel.
Diferente do selo físico, a tecnologia permite que o documento possa ser identificado e de maneira mais fácil, através da leitura do QR Code ou por meio de uma ferramenta no próprio site da Corregedoria para conferir a autenticidade de documentos.
Com os selos físicos utilizados atualmente é possível saber para qual cartório cada lote de selos foi enviado, mas não onde cada selo foi utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário