sexta-feira, 9 de novembro de 2018

TRE/RN: Eleição suplementar de Alto do Rodrigues será dia 09 de dezembro próximo

Imagem: Ilustração/TRE
Na sessão plenária realizada na tarde de quinta-feira (08), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE/RN), foi definida a data da eleição suplementar do município de Alto do Rodrigues.
Será no dia 09 de dezembro, um dia de domingo, segundo decisão foi anunciada pelo presidente da Corte, desembargador Glauber Rego, frisa informação postada pelo portal virtual do Tribunal.
A nova eleição vai acontecer após decisão da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, que cassou o mandato do prefeito Abelardo Rodrigues Filho (DEM) e da vice, Emília Patrícia Batista de Sousa (MDB) com base na Lei da Ficha Limpa.
A magistrada entendeu que em 2016, ano da eleição municipal, Abelardo Rodrigues e Emília não poderiam ser candidatos em razão de uma condenação aplicada em 2008.
Em 2016, o registro de candidatura ficou sub judice, ou seja, aguardando decisão da justiça.
O presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, vereador Nixon Baracho, assumiu o cargo interinamente nesta quinta-feira.
Conforme entendimento do TSE o prefeito afastado poderá disputar as eleições suplementares do próximo dia 09 de dezembro em razão de ter sido cessada a inelegibilidade aplicada em 2008 pelo prazo de oito anos.
O ministro do TSE, Luiz Fux ressaltou que o prefeito cassado poderá ser candidato na eleição suplementar, por entender que existe condição de elegibilidade haja vista ter sido cumprido o prazo de oito anos da inelegibilidade”, disse o presidente Glauber Rêgo.
Entre as determinações do TSE está o pagamento das despesas efetuadas nas eleições de 2016 pelo prefeito cassado.
Glauber Rêgo afirma que “o candidato que não tinha condições de elegibilidade no momento do pleito e que deu causa a anulação da eleição, por determinação do TSE ele terá que pagar as despesas da referida campanha”.
Além de Alto do Rodrigues o TRE/RN se prepara para realizar eleições suplementares nos municípios de Pendências e Água Nova, no dia 25 de novembro; e, em Guamaré, também no dia 09 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário