segunda-feira, 19 de março de 2018

Sinte/RN: Sindicato vai avaliar propostas do Governo em AGE na próxima quinta-feira

Imagem: Ilustração
Os encaminhamentos surgidos na audiência ocorrida nesta segunda-feira (19) na Governadoria, entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do RN (Sinte/RN) e do Governo Robinson Faria serão objeto de deliberação plenária numa Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que a entidade anuncia para a próxima quinta-feira (22), na capital potiguar.
A primeira proposta apresentada pelo Governo Robinson Faria nos primeiros momentos da negociação da campanha salarial da educação era pagar a correção do Piso Salarial 2018, de 6,81%, apenas para o nível médio, distorcendo a tabela salarial e prejudicado a carreira.
A proposta foi rechaçada pela direção do Sindicato que nem chegou a submetê-la à categoria, transmite informação de fonte ligada à comissão de negociação do Sindicato.
Depois, o Governo propôs pagar o Piso em cinco parcelas iguais de julho a novembro, para aposentados e ativos.
A proposta foi rejeitada em AGE do Sinte/RN na última sexta-feira (16) e a greve foi aprovada.
Na audiência realizada na tarde desta segunda, a primeira proposta de pagamento, de 3% em junho e 3,81% em setembro, foi recusada pela direção do órgão sindical. 
A pressão fez com que o Governo do Estado apresentasse uma nova proposta: pagar 3% para ativos em junho e em julho seriam 3,81%.
Para os aposentados a primeira parcela seria de 3% também em junho, mais 3,81% em setembro.
Mais uma vez a direção pressionou por uma melhora na proposta. 
Após diálogo com o governador, a secretária estadual de educação e Cultura, Cláudia Santa Rosa, apresentou a proposta que, segundo ela, seria a final: pagar 6,81% para os ativos em abril e neste mesmo mês iniciar o pagamento de seis parcelas de 1% para os aposentados, sendo a sexta a ser paga em setembro no percentual de 1,81%.
Com o fim da possibilidade de avanço além dessa proposta, a direção do Sinte/RN deverá levar as informações para serem avaliadas pela categoria, a em AGE da rede estadual de ensina a ser realizada quinta-feira, às 14h, na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário