domingo, 21 de janeiro de 2018

Angicos: Morreu neste domingo Monsenhor Pinto, vigário emérito da paróquia de São José

Imagem: Reprodução 
Este domingo (21) foi assinalado pelo falecimento, na cidade de Angicos, região Central do RN, do vigário emérito da paróquia de São José dos Angicos, padre Francisco das Chagas Pereira Pinto, popularmente conhecido como Monsenhor Pinto (foto).
O religioso tinha 91 anos de idade – dos quais 62 dedicados à vida sacerdotal e apostólica – e foi nomeado em julho de 1959 para o posto de vigário da paróquia de São José pelo então Papa João XXIII, substituindo o padre Manoel Tavares de Araújo, que no momento deixava a referida paróquia para ser bispo da Diocese de Caicó.
Francisco das Chagas Pereira Pinto nasceu a 26 de setembro de 1926, na Fazenda São Francisco, município de Pedro Avelino.
Em 1945, ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal, onde fez o curso ginasial e cientifico, concluindo no ano de 1949. Em 1950, iniciou os cursos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior da Prainha em Fortaleza (CE).
No dia 08 de dezembro de 1955 foi ordenado presbítero, por Dom Eugênio de Araújo Sales, Bispo Auxiliar de Natal, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação.
Celebrou sua primeira missa solene em Pedro Avelino em 13 de dezembro de 1955.
Recebeu a primeira nomeação para coadjutor na Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, em dezembro de 1955, onde ficou até 1956.
Depois foi nomeado vigário da Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha em Natal, ficando até julho de 1959, quando foi nomeado pároco de Angicos.
Em 04 de agosto de 2008 passou a administração da paróquia ao padre Vicente Fernandes Neto, tornando-se assim pároco emérito da paróquia de São José dos Angicos.
Em 19 de agosto de 2000, recebeu o título de Monsenhor, outorgado pelo então Papa João Paulo II.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário