quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

AAPCMR: Palestras orientam sobre diagnóstico precoce do câncer

Imagem: Assessoria/Reprodução
Conscientizar profissionais de diversas áreas sobre sinais e sintomas do câncer é uma das ações inseridas no cronograma da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) para este início de ano.
Com esse objetivo, a entidade inicia uma série de palestras, adianta informe procedente da assessoria de comunicação da entidade.  
A primeira delas será nesta quinta-feira (18), às 8h, no Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró.
A temática abordada na ocasião será o câncer de pele, tendo em vista que esses trabalhadores são frequentemente expostos à radiação solar.
A palestra será ministrada pela enfermeira da AAPCMR, Keylla Duarte.
Dentro da proposta de promover a conscientização sobre a doença, também estão sendo agendados diálogos em instituições de ensino de Mossoró para falar sobre o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil junto aos educadores.
Nesse caso, a escolha do tema e do público-alvo se justifica pelo fato de que os educadores passam muito tempo em contato com as crianças e adolescentes.
Assim, eles podem ajudar na identificação dos sinais e sintomas da doença, além de poderem atuar como multiplicadores junto aos pais.
A primeira palestra em escola este ano será na sexta-feira (19), às 10h30, no Colégio Mater Christi.
As palestras nas instituições de ensino contarão ainda com a participação das pedagogas Hemaúse Emanuele e Juliana Torres.
Elas são profissionais do estado cedidas à AAPCMR para desenvolver o projeto Pedagogia Hospitalar, em funcionamento na Pediatria da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).
A iniciativa permite às crianças e adolescentes em tratamento oncológico acesso ao conteúdo escolar, minimizando os prejuízos decorrentes do tempo de afastamento das atividades, em decorrência da luta contra a doença.
Dentro do cronograma, estão agendadas palestras no Centro Educacional Aproniano Martins de Oliveira (CEAMO), no dia 26 de janeiro, às 16h30, e no Colégio Menino Deus, às 9h30 do dia 31 deste mês.
Além disso, a Associação pretende levar essas informações também aos profissionais de escolas públicas.
As instituições que quiserem solicitar momentos de conscientização como esses também podem entrar em contato com a AAPCMR, através do telefone (84) 3316-0871.

Nenhum comentário:

Postar um comentário