domingo, 17 de dezembro de 2017

SBP: Entidade quer suspender autorização de venda e aplicação de vacinas em farmácias e drogarias

Imagem: Ilustração
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou sexta-feira (15) nota aos brasileiros onde alerta a população sobre os riscos relacionados à venda e aplicação de vacinas em farmácias e drogarias.
É uma resposta da entidade ao anúncio pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) de que nos próximos dias essa autorização será publicada no Diário Oficial da União, transmite texto distribuído pela assessoria de imprensa da organização.
Na nota, a SBP pede que essa decisão seja revista com urgência, por conta dos problemas que pode causar à saúde da população, em especial de crianças e adolescentes. Entre os problemas identificados pelos pediatras na medida anunciada estão fatores como, a inexistência de médicos nas farmácias e drogarias, que “devem estar presentes em locais de vacinação para diagnosticar casos de eventos adversos nas suas múltiplas formas de manifestação”.
Além disso, a SBP chama a atenção para o fato de que a existência de uma rede de vacinas em postos de saúde e hospitais, com distribuição gratuita, tornaria a medida desnecessária, pois “farmácias costumam funcionar nas proximidades” desses serviços públicos.
Finalmente, o texto destaca que “permitir a venda e aplicação de vacinas em drogarias e farmácias banaliza seu uso e torna a vacinação mais um produto com finalidade comercial do que uma estratégia para a prevenção de doenças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário