segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

BNB/Etene: Região Nordeste registra deflação de 0,07% em novembro

Imagem: Ilustração
A região Nordeste apresentou deflação de 0,07% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês de novembro, segundo levantamento realizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).
A queda foi ocasionada pela redução de 1,06% no grupo de alimentos e bebidas, que detém o maior peso na cesta de produtos calculada pelo Etene, área de pesquisas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Apesar da deflação em novembro, houve alta nos preços dos grupos habitação (0,61%) e transporte (0,39%), destaca informação da assessoria de imprensa da instituição.
A estimativa do Etene é que a inflação do Nordeste atinja 3,0% em 2017, índice inferior ao 7,19% alcançados em 2016.
Os números indicam o arrefecimento do índice regional, que apresentou inflação de 2,67% nos doze meses anteriores a novembro, a oitava queda consecutiva considerando esse recorte temporal.
Considerando ainda o intervalo dos últimos doze meses, Fortaleza (2,34%) e Salvador (2,36%) figuram com índices abaixo da inflação nacional (2,80%).
Entre os subgrupos com maior impacto nos preços em novembro, destacam-se calçados e acessórios, com elevação de 1,60%, em Fortaleza, e 1,58%, em Salvador.
O levantamento realizado pelo Etene tem como base informações disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo completo está disponível no site do Banco do Nordeste, no link https://goo.gl/nwLvya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário