domingo, 19 de novembro de 2017

Vou de Bike: Programa proposto pelo vereador Paulinho Freire é acatado em plenário

Imagem: Elpídio Júnior/Assessoria
Com o objetivo de incentivar a bicicleta como meio de transporte, o que impacta diretamente nas preocupações de sustentabilidade e saúde pública do município, o vereador Paulinho Freire (foto) propôs um projeto de indicação para instituir o programa Vou de Bike, que foi acatado pelo plenário.
O programa concede ao servidor público da Prefeitura Municipal de Natal que se deslocar de bicicleta até o trabalho, durante 15 dias úteis por mês, abono mensal de um dia de serviço, frisa informação da assessoria do parlamentar.
Para receber o benefício, o servidor terá que comprovar o deslocamento por meio de uma declaração, que deverá apresentar os dias em que o servidor utilizou a bicicleta para ir ao trabalho, as assinaturas do beneficiado e do servidor encarregado para exercer a fiscalização do programa.
Feito isso, o documento deverá ser encaminhado ao departamento de Recursos Humanos até o quinto dia útil do mês seguinte.
O abono será previamente autorizado pela chefia imediata do servidor.
Utilizar a bicicleta como meio de locomoção trás inúmeros benefícios para indivíduos particulares, para a população em geral, para o meio ambiente e para a gestão pública dos municípios.
Considerando que um carro ocupa o espaço de aproximadamente 30 bicicletas, incentivar esse meio de deslocamento reduz a quantidade de congestionamentos, a emissão de gazes poluentes, os gastos dos consumidores, além da dedicação de verbas para a manutenção das vias de tráfego.
A atividade também impacta na saúde de quem a pratica, pois estimula a circulação sanguínea, diminui a pressão arterial, acelera o metabolismo, reduz o colesterol, fortalece os músculos e libera hormônios como a endorfina e serotonina, que provocam relaxamento e ajudam a manter o bom humor.
O programa Vou de Bike está em conformidade com a Lei nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário