sábado, 19 de agosto de 2017

Preocupação: Principal reservatório hídrico do Nordeste pode secar antes do inverno de 2018

Imagem: Reprodução
O principal reservatório do Nordeste, o açude Castanhão, no estado do CE, pode esgotar a sua capacidade antes mesmo da quadra chuvosa de 2018.
A segunda maior coleção d’água do Nordeste está no RN: a barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no Vale do Açu.
A análise é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) a pedido do jornal Diário do Nordeste.
Segundo o órgão, a seca, recorrente principalmente no Norte e Oeste da região Nordeste, já perdura por mais de 12 meses, principalmente a Oeste do estado da BA, grande parte dos estados do PI, CE e Norte de MG.
Segundo o coordenador geral de Operação e Modelagens do Cemaden, o meteorologista Marcelo Seluchi, o açude Castanhão apenas superou o volume de 5% após a estação chuvosa de 2017, o que é prejudicial para os próximos anos.
"A projeção que nós temos é que o Castanhão chegue ao seu esgotamento antes da quadra chuvosa do próximo ano. O reservatório, considerando a situação atual, pode até manter os níveis e aguentar de 2 a 3% no máximo", declarou o especialista, conforme informação postada no site do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
Ainda segundo Marcelo Seluchi, a reserva equivalente à soma de todos os mananciais, tem em média pouco mais de 9% da capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário