domingo, 9 de julho de 2017

Meio Ambiente: Projeto desenvolve estudos e ações para conservar espécie ameaçada de extinção no RN

Foto: Reprodução
Com proporções semelhantes às de um gato doméstico, o Leopardus tigrinus, conhecido como gato-do–mato-pintado (foto), é uma das menores espécies de felinos encontrados no Brasil, pesando entre 1,8 e 3,5 kg.
O tamanho relativamente pequeno não garante a preservação do animal, que é considerado vulnerável à extinção segundo a União Internacional para Conservação da Natureza e o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
Entre os principais motivos que trazem risco à espécie estão a exposição à caça, a perda constante de habitat e ainda a retirada da natureza, para transformá-lo em animal doméstico.
Preocupados com a situação do gato-do–mato-pintado, o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), em parceria com a Universidade Federal do RN (UFRN) e a Wildlife Conservation Society (WCS Brazil), iniciou em 2014 um projeto que estuda a ecologia e a conservação da espécie na Caatinga do estado, baseado na sua distribuição, preferências de habitat e relação com comunidades humanas.
Com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a iniciativa realizou os primeiros estudos básicos da espécie do bioma, cobrindo todo o estado, onde até então praticamente não era documentada, assim como a maioria dos mamíferos que vivem na região semiárida.
Além disso, o projeto enviou sugestões de ações para a conservação do animal na Caatinga, para órgãos de gestão e secretarias de meio ambiente, frisa informação da assessoria de imprensa da Fundação.  
Como principais medidas estão a criação de áreas protegidas na Caatinga, bem como a implementação de projetos que mitiguem o conflito entre moradores rurais e esses felinos.
Os resultados também foram encaminhados para os responsáveis pelo Plano de Ação Nacional dos Pequenos Felinos, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Por meio de armadilhas fotográficas – câmeras automáticas ativadas pela movimentação dos animais – foram notificados mais de 150 registros da espécie, distribuídos por todo o estado.
Mesmo assim, foi identificado que o felino tem preferência por ambientes da Caatinga com vegetação mais arbórea, que estão cada vez mais escassos devido à intensa degradação do bioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário