segunda-feira, 1 de maio de 2017

Mais Médicos: Prefeituras municipais poderão aderir ou ampliar número de profissionais

Imagem: Ilustração
Municípios de todo o país terão nova oportunidade de participar ou ampliar o número de vagas do Programa Mais Médicos.
As prefeituras agora vão poder realizar a contratação de profissionais cubanos, por meio de cooperação direta com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com recursos próprios.
A medida poderá ser adotada tanto pelas cidades que já fazem parte do Programa como para as que ainda não aderiram à iniciativa, ressalta notícia elaborada pela assessoria de comunicação social do órgão federal.
A resolução foi aprovada durante reunião, na quinta-feira (27), em Brasília, da Comissão Intergestores Tripartite, que reúne gestores do Governo Federal, estados e municípios para a decisão e articulação conjunta de políticas de saúde.
Pela resolução aprovada na reunião, o município ficará responsável por pagar a bolsa-formação dos médicos, além de moradia e alimentação.
O Ministério da Saúde ficará responsável por elaborar uma minuta para auxiliar a prefeitura a realizar o trâmite, de acordo com a legislação municipal, e, assim, permitir a celebração do acordo com a OPAS.
Também ficou acertado que, por meio de ofício, todos os municípios que participam do Programa Mais Médicos serão informados das regras de permanência dos profissionais cubanos que, segundo contrato com a OPAS, é de três anos.
As prefeituras que apoiarem judicialmente ações ferindo essa regra serão descredenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário