domingo, 26 de fevereiro de 2017

SESCOOP/RN: Cooperativas vão receber versão impressa dos Manuais Técnicos do Cooperativismo

Foto: Reprodução
A Organização das Cooperativas do Brasil no RN (OCB/RN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no RN (SESCOOP/RN) estão enviando a todas as cooperativas ligadas ao sistema, a versão impressa da série Manuais Técnicos do Cooperativismo.
As publicações foram editadas pelo Sistema OCB Nacional e estão disponíveis totalmente gratuitos para as cooperativas, relata informação publicada pelo site do SESCOOP/RN.
Estão disponíveis o Manual de Recolhimento I (versão direcionada aos Ramos Agropecuário, Consumo, Habitacional, Infraestrutura e Mineral) e o Manual de Recolhimento II (com informações direcionadas aos Ramos Crédito, Educacional, Especial, Produção, Saúde, Trabalho, Transporte e Turismo e Lazer).
Além dos impostos e contribuições, as cooperativas precisam estar atentas a outros dois tipos de obrigação tributária: o recolhimento de valores à Previdência Social e ao SESCOOP/RN.
Os manuais detalham como devem ser feitos esses recolhimentos, especialmente o chamado compulsório — que deve ser pago ao SESCOOP e é fiscalizado pela Receita Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário