terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Connepi 2016: IFRN apresenta experiência com usinas de energia solar

Foto: Alexandro Vladno/Reprodução
Aconteceu na manhã da última quinta-feira (08) a palestra intitulada "Energia solar como potencialidade de sustentabilidade energética", que trata da experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) com as usinas de energia solar.
A palestra foi ministrada durante o Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi 2016), pelo diretor acadêmico do Campus Lajes, professor Alexandro Vladno.
Ele também já foi coordenador do curso superior de graduação em Energias Renováveis do Campus João Câmara, observa informação veiculada pela página eletrônica do Instituto na internet.
Na área, o IFRN oferta ainda o curso de Engenharia de Energia, no Campus Natal-Central.
Durante a palestra o professor falou sobre como funcionam as usinas fotovoltaicas do IFRN, destacando os índices de radiação solar em Natal, da sustentabilidade da prática.
Além disso, trouxe um estudo de caso sobre a usina fotovoltaica instalada na Reitoria do IFRN.
A usina instalada no prédio da Reitoria foi a primeira das 11 que já estão em funcionamentos nos campi do IFRN.
Além da Reitoria, na capital do estado, os campi Currais Novos; Natal-Central; Canguaretama; Ceará-Mirim; São Paulo do Potengi; Parelhas; São Gonçalo; Pau dos Ferros; e, João Câmara também já possuem geradores em pleno funcionamento.
O próximo gerador a entrar em funcionamento será do Campus Lajes, que está apenas aguardando a conclusão dos trâmites finais junto à Companhia Energética do RN (Cosern) para autorização do funcionamento.
A instituição está realizando a aquisição de mais nove geradores para os Campi Mossoró, Santa Cruz e Natal- Zona Norte, Unidade Rocas do Campus Cidade Alta, Parnamirim, Nova Cruz, Apodi, Ipanguaçu e Macau.
Ao final dos processos de contratação, todas as unidades do IFRN farão uso da energia solar como complemento à fornecida pela Cosern, contribuindo com produção energética do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário