![]() |
| Foto: Cícero Oliveira/Assessoria |
Diante
da oportunidade de obter subsídios para desenvolver Eficiência Energética (EE)
e geração própria de energia na Universidade Federal do RN (UFRN),
representantes da instituição se reuniram com o presidente da Companhia
Energética do RN (Cosern), Luiz Antônio Ciarlini, na última terça-feira (29)
para conhecer as principais orientações acerca da Chamada de Projeto
Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D nº 001/2016 da
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O
objetivo é fomentar a criação e implantação de projetos pilotos em instituições
públicas de ensino superior, destacou informação de Marina Gadelha, da assessoria
de imprensa da Universidade, na capital do estado.
A
iniciativa proporcionará a troca de equipamentos ineficientes, mudança de
hábito e consumo, pesquisa, desenvolvimento e capacitação profissional, além de
outros benefícios que reduzem os gastos com energia elétrica – um dos
principais itens de custeio das instituições de ensino superior.
“O gasto com energia elétrica evolui de
acordo com a expansão universitária. Por isso, acreditamos que a chamada da
ANEEL contribui com os esforços já praticados pela UFRN em projetos de
eficiência energética para frear as despesas e evitar o desperdício na
instituição”, afirmou a reitora Ângela Maria Paiva Cruz.
De
acordo com a gestora, a UFRN está se preparando para trabalhar com o projeto que
propõe o descarte de equipamentos ineficientes, a realização de um diagnóstico
energético e a estruturação de um processo de etiquetagem das edificações, além
de outras ações obrigatórias que devem ser executadas em até 36 meses.
Após
receber as orientações na Cosern, a Comissão Interna de Conservação de Energia
da UFRN (CICE), juntamente com outros setores e pesquisadores envolvidos,
elabora a proposta de projeto para enviar à ANEEL.


Nenhum comentário:
Postar um comentário