quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Banco do Nordeste: TCU premia instituição financeira por boas práticas de governança

Foto: Reprodução
Por demonstrar ter os elementos de um processo de gestão de risco e controles em bom grau de maturidade e responsabilidades bem definida e manter um ter plano de continuidade em implementação, o Banco do Nordeste recebeu, terça-feira (29), em Brasília, o prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas.
Concedido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o prêmio é um incentivo para que os gestores públicos possam adotar as melhores práticas e devolver os impostos pagos pela sociedade em bons serviços públicos, salienta informação da assessoria de imprensa do Banco.
A avaliação do TCU obedeceu a critérios baseados nos princípios de governança e compilados no Índice Geral de Governança (IGG), desenvolvido pelo próprio Tribunal para avaliar os órgãos federais, levando em conta três mecanismos da governança: liderança, estratégia e controle, no qual o Banco do Nordeste se destacou.
Para a escolha dos vencedores, o TCU distribuiu 12 mil questionários com 140 perguntas cada, dos quais foram respondidos por cerca de sete mil órgãos.
Ao final, foram premiados o Banco Central do Brasil, o Ministério da Educação e o Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, na categoria administração direta; o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS), na categoria administração indireta.
Foram premiados também cinco municípios, avaliados pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), sobretudo quanto às sete dimensões da execução do orçamento: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.
Os municípios com melhor desempenho são: Araguaína, no Tocantins (região Norte), Fortaleza, no Ceará (região Nordeste), Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul (região Centro-Oeste), São José do Rio Preto, em São Paulo (região Sudeste) e Araranguá, em Santa Catarina (região Sul).

Nenhum comentário:

Postar um comentário