quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Emprego: RN tem saldo positivo de vagas formais em setembro, mas acumulado do ano ainda preocupa

Foto: Reprodução
O emprego formal ensaiou uma tímida reação no RN em setembro.
O saldo entre demissões e admissões no mês foi positivo em 2.032 vagas, puxado, sobretudo pela Indústria (1.222) e pela Agropecuária (735).
Os segmentos de Comércio e Serviços (que, juntos, respondem por cerca de 48% das vagas formais existentes no estado) também tiveram, no mês passado, um desempenho melhor do que em setembro de 2015.
No caso do Comércio, o saldo foi positivo em 127 vagas (contra um saldo negativo de -75 registrado doze meses antes).
Já no caso dos Serviços, o saldo em setembro de 2016 foi negativo (-11 postos) mas, ainda assim, melhor que em setembro do ano passado, quando o balanço foi de -112 empregos com carteira assinada.
Os dados foram divulgados nesta quarta, 26, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, frisa informação do portal virtual da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio/RN).
Embora os dados no mês sejam positivos, o que ainda preocupa é o balanço do acumulado de janeiro a setembro.
Neste parâmetro, o RN registra saldo negativo de -11.098 vagas (contra -8.164 registrados no mesmo período de 2015).
Já o setor de Comércio e Serviços acumula de janeiro a setembro deste ano, déficit de 6.018 vagas sendo -3.961 no Comércio e -2.057 nos Serviços.
No mesmo período do ano passado, Comércio e Serviços computavam saldo de -553 postos, sendo que apenas o Comércio tinha balanço negativo (-2.062 empregos), com o segmento de Serviços emplacando saldo positivo de 2.049 vagas.
Os saldos positivos da Indústria e da Agropecuária, que puxaram para cima o número do estado como um todo, foram conseguidos com questões muito pontuais, como a abertura de três unidades industriais no polo de Goianinha e a contratação para a safra de frutas nas regiões Oeste e do Vale do Açu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário