terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Sudene: Autarquia financia estudos para fortalecer o uso de energias eólica e solar no Nordeste

Foto: Assessoria/Sudene
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) deu mais um importante passo para a promoção do desenvolvimento includente e sustentável da região Nordeste, com a assinatura dos dois Termos de Execução Descentralizada (TEDs), que fazem parte de uma parceria entre a autarquia e a Universidade Federal de PE (UFPE) para o desenvolvimento do cluster das energias renováveis no Nordeste.
Os termos, oficializados pelo superintendente João Paulo Lima e o reitor Anísio Brasileiro, demandarão investimentos da ordem de R$ 600 mil.
Os termos dizem respeito a dois projetos que serão desenvolvidos pelo Centro de Energias Renováveis (CER) da UFPE, ressalta informação do portal virtual da Sudene.
O “Estudo das Características de Geração de Células Orgânicas e Módulos Fabricados no Brasil” propõe a pesquisa e o desenvolvimento deste recurso para otimizar a geração de energia solar no Nordeste.
A universidade pernambucana também será responsável pela condução do “Anteprojeto de aerogeradores de pequena e média potência visando à geração distribuída”.
As conclusões do estudo irão possibilitar a adaptação dos aerogeradores às condições de operação no Brasil, com ênfase na região Nordeste.
As duas iniciativas fazem parte de uma das etapas de um acordo de cooperação estabelecido pela Sudene e UFPE em 2014 para promover ações articuladas e parcerias que contribuam com o desenvolvimento do cluster das energias renováveis no Nordeste.
A parceria prevê, entre outras atividades, um mapeamento eólico da região, além da confecção de um atlas solarimétrico do Nordeste para definição de áreas prioritárias ao desenvolvimento destes tipos de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário