quinta-feira, 3 de setembro de 2015

IFRN: Ex-aluna do Campus Ipanguaçu é aprovada em doutorado na Itália

Maída Aysla/Portal IFRN
A ex-aluna Maída Aysla Costa de Oliveira, do Curso Superior de Licenciatura em Química do Campus Ipanguaçu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), foi aprovada pela Universidade de Estudos de Roma Tor Vergata UNTV – cuja sigla em italiano é Università degli Studi di Roma Tor Vergata –, no âmbito do programa Ciências sem Fronteiras, para cursar o Doutorado Pleno em Energias Renováveis (GDE), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O curso será dado no Departamento de Ciência e Tecnologia Química (DSTC), considerado como referência para todas as áreas da Química da Universidade, sendo reconhecido pela Evaluation of Research Quality (VQR) 2004/2010, como o melhor na área três da instituição, segundo informação destacada pelo site do IFRN nesta quinta-feira (03).
O DSTC tem investido na pesquisa sobre materiais e componentes para dispositivos e eletroquímicos para produção de energia, como células combustíveis de óxido sólido (SOFC), microbianas e enzimáticas, além de células para substituição de marcapasso, polímeros, entre outros.
A proposta aprovada pelo programa Ciências sem Fronteiras foi avaliada pelo comitê de Energia Nuclear, Energias Renováveis e Planejamento energético.
Esta será a segunda vez que Maída Aysla participa do Programa Ciências sem Fronteiras na Itália. 
A primeira vez foi quando ela estava concluindo a licenciatura no Campus Ipanguaçu; agora, ela parte para a pós-graduação pulando direto para o doutorado.
A Universidade de Estudos de Roma Tor Vergata é a terceira maior universidade de Roma e está entre as seis melhores da Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário