terça-feira, 28 de julho de 2015

Vale Sustentável: Projeto colhe os primeiros frutos nos quintais produtivos na região

Foto: Danyelle Lopes/Assessoria
Os agricultores familiares dos assentamentos rurais beneficiados pelo Projeto Vale Sustentável estão recebendo a assistência técnica nos quintais produtivos.
Uma das visitas foi realizada na última terça (21), no assentamento Novo Pingos, localizado no município de Assú, de acordo com informação de Danyelle Lopes, da assessoria de imprensa do projeto.
Durante as visitas os beneficiários recebem do engenheiro agrônomo do Projeto Glauber Carneiro, orientações sobre o manejo, adubação, irrigação, a realização de podas e a utilização das folhagens para cobrir o solo sob a presença da agente ambiental Bruna Graziele da Silva.
Na oportunidade o engenheiro agrônomo apresentou uma melhor forma de aproveitamento  da água, como a reutilização da quantidade que é usada para lavar pratos e roupas, também fez parte dos direcionamentos da proposta da assistência técnica.
Para o engenheiro agrônomo Glauber Carneiro, a realização dessas visitas técnicas tem propiciado a equipe uma visão ampliada de mudanças significativas do ambiente nos quintais das agrovilas.
As mudas distribuídas criaram na população local um interesse em potencializar o espaço que eles têm em volta de casa. Hoje os assentados já estão colhendo alguns frutos dessa mudança que estão garantindo a melhoria da dieta alimentar das famílias”, afirmou Glauber Carneiro.
Do seu quintal produtivo de 1.500 m² a agricultora e presidente da Associação do Assentamento, Maria Neuma da Costa Souza, já colhe frutos das mudas de mamoeiro.
Hoje estamos colhendo os primeiros mamões das mudas que recebemos no ano passado. Incremento a alimentação com a fruta, a vitamina e o doce e ainda dá para distribuir com a família”, afirmou a agricultora.
Já o senhor José Francelino cultiva no seu quintal as espécies de acerola, tamarindo, graviola e mamão, todas recebidas através da ação de enriquecimento dos quintais produtivos do Projeto Vale Sustentável.
Estou muito satisfeito de receber essa orientação de uma pessoa que entende do assunto. Perdi tempo e água fazendo essa irrigação diária. Agora minhas plantas estão podadas e o seu desenvolvimento virá mais rápido”, pontuou o agricultor.
O coordenador geral do Projeto Vale Sustentável, Auricélio Costa, falou da importante contribuição desta ação para a preservação da agrobiodiversidade e das famílias usarem esses quintais para a subsistência.
O enriquecimento dos quintais produtivos podem ser organizados de forma coletiva, como uma porta para contribuir com o desenvolvimento sustentável local na perspectiva da agricultura familiar, criando um sistema de produção, comercialização e de trabalho dentro da comunidade para contribuir, sobretudo com a renda familiar”, pontuou o coordenador geral.
Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto Vale Sustentável já realizou a entrega de 10 mil mudas frutíferas adaptadas às condições naturais da região para a formação e o enriquecimento dos quintais produtivos nas agrovilas dos assentamentos rurais Professor Maurício de Oliveira, Novo Pingos, Rosa Luxemburgo, Irmã Dorothy, Margarida Alves, Cavaco, Canto das Pedras, Morada do Sol, Canto Comprido, Vassouras, Ligação e Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário