sexta-feira, 31 de julho de 2015

Vale Sustentável: Projeto realiza irrigação de hidrogel no assentamento Novo Pingos

Foto: Danyelle Lopes/Assessoria
A tecnologia de irrigação com o uso do hidrogel está sendo utilizada pelos técnicos do projeto Vale Sustentável no manejo de mudas nativas na área de reserva legal do assentamento Novo Pingos, localizado no município de Assú.
A aplicação do hidrogel está sendo realizado em ¼ dos 20 hectares da área atendida pela recuperação ambiental, no assentamento rural, com a finalidade de garantir uma maior permanência de umidade do solo junto a muda plantada e de reduzir a frequência e o volume de 20% a 50% de água utilizada na irrigação.
A informação é de Danyelle Lopes, da assessoria de comunicação do Projeto Vale Sustentável.
Para o coordenador geral do projeto, agrônomo Auricélio Costa, o Vale Sustentável está investindo nessa tecnologia com o objetivo de garantir a sobrevivência das mudas.
Esse tipo de irrigação garante a umidade que a planta precisa para o pegamento e o crescimento e depois uma nova irrigação com água só será necessária a cada 20 dias garantindo assim um uso mais racional dos recursos hídricos”, afirmou o coordenador.
Auricélio Costa acrescentou que nos seis hectares do assentamento professor Maurício de Oliveira em que foram feitos a irrigação com o hidrogel, já é possível ver os resultados positivos em termos de crescimento para a planta e que por essa razão a equipe técnica decidiu realizar a irrigação com o hidrogel nas áreas de reserva dos assentamentos Irmã Dorothy, Rosa Luxemburgo e Margarida Alves, localizados no município de Carnaubais.
Com atuação na área de recuperação ambiental de 130 hectares de áreas degradadas das reservas legais de 12 assentamentos rurais, na região do Vale do Açu, o projeto Vale Sustentável é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário