terça-feira, 30 de junho de 2015

Protesto: CRO/RN repudia quadro do programa Zorra Total com 'sátira' com dentista

A personagem de dentista da atriz Fabiana Karla, no programa de humor Zorra Total, na Rede Globo, no dia 20 de junho, onde ela aparece com um revólver ameaçando um paciente, mereceu muitas críticas de profissionais nas redes sociais.
O assunto é destacado no portal virtual do Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO/RN).
Muitos dentistas se sentiram ofendidos e reclamaram do mau gosto da “piada” de um minuto e 23 segundos, que mostra um paciente que foi ao consultório para dar continuidade ao tratamento ortodôntico e a dentista é retratada com um profissional mau caráter, assaltante, que explora os pacientes.
Diante da “piada” de mau gosto, o CRO/RN se manifestou terça-feira (23), emitindo uma nota de repúdio ao quadro apresentado pelo programa televisivo, que no estado é apresentado pela Inter TV Cabugi, afiliada da Rede Globo, com emissoras em Natal e Mossoró.
Leia abaixo a integra da nota de repúdio assinada pelo presidente do CRO/RN, Gláucio de Morais e Silva:

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte vem através desta nota formalizar o veemente repúdio ao quadro apresentado no programa Zorra Total da emissora de televisão Globo, veiculado no sábado dia 20/06/2015, que denigre a imagem da odontologia e dos profissionais que tão bem prestam seus serviços à sociedade brasileira, se doando acima de todas as adversidades. Fazendo estereótipo equivocado, o programa colocou em situação constrangedora todos os profissionais cirurgiões-dentistas, confundindo o usuário em relação à importância, além da analogia criminosa de maneira infundada e irresponsável, que se coloca contrária à ética do exercício profissional. Embora exploradas majoritariamente por empresas privadas, rádios e TVs são concessões públicas. Portanto, deveriam ter mais respeito com seus telespectadores, que merecem receber uma programação mais elaborada e de conteúdo prioritariamente educativo, evitando a generalização de uma crítica que atinge toda uma categoria profissional. O cirurgião-dentista (no quadro foi destacado a atuação do ortodontista) tem o compromisso ético e social de atuar de forma a proporcionar aos seus pacientes o melhor tratamento. O quadro de suposto humor de Zorra Total não traduz a verdadeira odontologia, que deve ser praticada com ética em beneficio da sociedade. O CRO/RN repudia o quadro e qualquer atividade ou divulgação que denigrem a imagem dos seus profissionais e da odontologia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário