quinta-feira, 30 de abril de 2015

TCE/RN: Instituição abre investigação por sobre consórcio que reúne 137 cidades

O Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE/RN) abriu investigação sobre o Consórcio Público Intermunicipal do RN (Copirn), que congrega 137 municípios potiguares e, apesar de ter status de órgão da administração indireta, ainda não está submetido aos sistemas de controle e acompanhamento da Corte de Contas.
A notícia é prestada pela assessoria de comunicação social do TCE/RN, em Natal.
O Corpo Técnico da Diretoria da Administração Indireta (DAI) sugeriu que o TCE determine o envio de uma série de informações para análise - relativas ao número de funcionários do Consórcio, repasses de recursos por parte das prefeituras e realização de licitações – e a inclusão do Consórcio no Sistema Integrado de Auditoria Informatizada (SIAI).
O SIAI é um sistema utilizado pelos órgãos da administração pública, jurisdicionados pelo TCE, a partir do qual são enviadas informações acerca das prestações de contas desses entes públicos.
Registre-se que o Consórcio Público Intermunicipal do RN não se encontra na base de dados do SIAI deste TCE, de modo que não temos acesso aos dados institucionais, contábeis, financeiros e administrativos da entidade”, diz análise do corpo técnico.
Consórcios públicos costumeiramente são criados com objetivos específicos.
Exemplo: um consórcio de municípios para gerir o tratamento de resíduos sólidos em uma região.
O Copirn, no entanto, tem em seu estatuto um leque bastante amplo de atuação, “abarcando a desde a prestação de serviços de saúde, passando pela proteção ao meio ambiente, até mesmo a realização de obras e fornecimento de bens, entre outros”.
O presidente atual do Copirn é o prefeito da cidade de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra (PSD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário