terça-feira, 14 de abril de 2015

Baixo-Açu: Deputados garantem celeridade na apreciação do projeto na Assembleia Legislativa

Foto: Eduardo Maia/Assecom ALRN
O presidente da Assembleia Legislativa do RN, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), se reuniu nesta terça-feira (14) com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Haroldo Abuana, e com produtores da Associação do Distrito Irrigado do Baixo-Açu (ADIBA).
Na oportunidade, os representantes solicitaram ao parlamentar agilidade na apreciação do Projeto Irrigado Oswaldo Amorim, também conhecido como Projeto Baixo-Açu, a ser encaminhado à Casa nos próximos dias.
Trata-se de um projeto que vem sendo discutido há mais de vinte anos. A sua regulamentação prevê a geração de cerca de sete mil empregos na região do Baixo-Açu, além de vários outros benefícios e esta Casa vai trabalhar para que ele seja colocado em prática”, disse Ezequiel Ferreira, segundo informação da assessoria de imprensa da ALRN.
O presidente elogiou o desempenho do atual governo para a rápida viabilidade do projeto e declarou que iria pedir celeridade na apreciação do projeto dentro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), tão logo o mesmo seja encaminhado à Assembleia.
De acordo com o secretário, o Projeto Baixo-Açu tramita atualmente na Controladoria Geral do Estado (CGE) e deverá ser remetido ao Poder Legislativo do RN até a próxima semana.
Estamos antecipando a chegada do projeto à Assembleia Legislativa para solicitar o apoio da Casa no sentido de que o mesmo seja avaliado com certa urgência”, afirmou Haroldo Abuana.
O presidente da ADIBA, Guilherme Saldanha, explicou que a regulamentação do projeto irá beneficiar aproximadamente 115 produtores e empresários que, ao receberem os títulos da terra, reconhecendo que são proprietários dos lotes, poderão ter acesso ao crédito rural.
Agradeço a sensibilidade e atenção que a presidência da Casa e demais deputados estão dando à causa do Baixo-Açu. Os irrigantes que hoje ocupam as terras que pertenceram ao governo não possuem qualquer documento que os reconheça como proprietários destes lotes, fato que dificulta o desenvolvimento do projeto”, declarou Guilherme Saldanha.
Os deputados George Soares (PR), Gustavo Fernandes (PMDB), o diretor do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), Camillo Collier Neto, e o ex-deputado estadual Elias Fernandes (PMDB) também estiveram presentes da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário