segunda-feira, 2 de março de 2015

Fiscalização: MPF, MPT e MPRN inspecionam hospitais em Pau dos Ferros

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Estadual do RN (MP/RN) realizaram, nos dias 24 e 25 de fevereiro, inspeção nos hospitais de Pau dos Ferros.
O objetivo, de acordo com informação da assessoria de comunicação do MPF, foi verificar a qualidade dos serviços de assistência à saúde prestados no principal município do Alto Oeste potiguar, bem como o cumprimento das normas.
Participaram da operação o procurador da República Marcos de Jesus; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Saúde, Iara Maria Pinheiro; o procurador do Trabalho Afonso de Paula Pinheiro; o promotor de Justiça Paulo Roberto Andrade; além dos assessores do MPF, Erwerson Ítalo Sousa, e do MPRN, Francilene Amorim e Janice Azevedo.
O grupo inspecionou na terça-feira (24) o Hospital Dr. Nelson Maia e, na quarta (25), o Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade e a Maternidade Santa Luiza de Marillac.
Após visita às unidades, na quinta-feira (26), os quatro membros do Ministério Público ouviram a secretária de Saúde de Pau dos Ferros, Patrícia Leite Santos; o servidor responsável pelo processamento de dados da Secretaria, Francisco Damião dos Santos Filho; e, ainda, o representante do Hospital Dr. Nelson Maia.
Durante as inspeções, o MPF verificou o grau de implantação da Rede Cegonha em Pau dos Ferros.
Essa estratégia é uma das prioridades do Ministério da Saúde, com financiamento específico do Fundo Nacional de Saúde, e tem como objetivo estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país.
O Hospital Regional Cleodon de Andrade obteve a aprovação de vários projetos na Rede Cegonha para os anos de 2012 a 2014, incluindo implantação de 16 leitos de UTI neonatal; construção da Casa da Gestante; adequação do centro obstétrico; entre outras melhorias.
Embora já tenha sido liberada a primeira parcela de dois projetos, até o momento nenhum deles começou a ser executado.
A atuação do MPRN se focou na defesa de melhores condições sanitárias nos serviços hospitalares do SUS em Pau dos Ferros, conforme preconizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); além de exigir o regular abastecimento de insumos essenciais nos centros obstétricos e a existência e permanência de equipe de profissionais de saúde, especialmente médica e de enfermagem.
Já o MPT fiscalizou as condições em que atuam os trabalhadores dos três hospitais e também o cumprimento das normas legais voltadas para os servidores e funcionários da área da saúde.
Após as inspeções, constatou-se a ocorrência de algumas irregularidades, contra as quais serão adotadas as devidas providências por parte dos membros do MPF, MPT e MPRN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário