sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

U2: 42 anos do massacre que inspirou a música 'Sunday Bloody Sunday'

Mural em homenagem às vítimas
O registro diário de fatos e curiosidades do rock, tendo como base o portal Whiplash, registra nesta sexta-feira (30) um fato lamentável que acabou por inspirar um dos clássicos do grupo irlandês de rock U2.
Bloody Sunday (domingo sangrento) foi o nome pelo qual ficou conhecido um incidente ocorrido em Derry, ao norte da Irlanda, em 30 de janeiro de 1972, quando 26 pessoas que participavam de uma marcha pelos direitos civis foram atingidas por tiros disparados pelo 1º Batalhão de Paraquedistas Britânico, comandado pelo tenente-coronel Derek Wilford e seu segundo em comando, capitão (mais tarde promovido a general) Mike Jackson.
Os tiros foram iniciados quando parte dos manifestantes tentou vencer, atirando pedras, uma barricada montada pelos militares para conter a passeata.
Treze pessoas, incluindo seis menores de idade, morreram na hora.
Outra pessoa morreu (possivelmente devido aos ferimentos) seis semanas depois.
Duas pessoas foram atropeladas por veículos militares.
Segundo testemunhas e jornalistas presentes, nenhum dos atingidos estava armado.
Cinco deles foram atingidos pelas costas.
Uma música com o mesmo nome do clássico do U2, Sunday Bloody Sunday, foi gravada por John Lennon no álbum Some Time In New York.
O mesmo álbum traz também a música The Luck of the Irish.
Lennon era descendente de irlandeses.
Paul McCartney, também descendente de irlandeses, lançou o single Give Ireland Back to the Irish após o incidente; a faixa foi a única da carreira solo de Paul a ser banida pela rádio BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário