quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Estatística: Homicídios crescem 460% em 13 anos no Estado do MA

A barbárie nos presídios do MA é o ponto alto de uma crise cujos sintomas já se revelavam desde a década passada nos dados de segurança do Estado.
Entre os anos de 2000 e 2013, os homicídios em São Luís e na região metropolitana cresceram 460%.
Foram 807 mortes em 2013.
Contribuiu para a epidemia de violência o fato de o Maranhão ter a menor relação de policiais por habitante no Brasil: 1 para cada 710 moradores, proporção que em Brasília, a mais alta, é de 1 para 135 pessoas.
A reportagem é de Artur Rodrigues e Bruno Paes Manso e publicada pelo jornal O Estado de São Paulo nesta quarta-feira (08).
O descaso, a falta de vagas e de investimento no sistema penitenciário também já vinham sendo apontados pelas autoridades, como nos mutirões feitos pelo Conselho Nacional de Justiça. As penitenciárias são precárias e superlotadas.
Há 1,9 preso por vaga no sistema maranhense, o que coloca as prisões do Estado no 7º lugar entre as mais lotadas do país.
Apesar da superlotação, contudo, o Estado tem 100,6 presos por 100 mil habitantes, a menor proporção do Brasil.
O problema da violência no MA dentro e fora dos presídios se agravou a partir de 2010, quando foi anunciada pelos presos a criação do Primeiro Comando do Maranhão (PCM).
A facção rival, Bonde dos 40, surgiu logo na sequência.
O enfrentamento entre os grupos se acentuou nos meses seguintes, em um ambiente penitenciário sem controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário