quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Rock: Os 59 anos de um virtuoso da guitarra neoclássica

Uli Jon Roth
Ulrich Hans Joachim Anton Josef Roth, nascido em 1954, é um dos aniversariantes do mundo do Rock nesta quarta-feira (18).
Também conhecido como ULI JON ROTH, é um guitarrista alemão virtuoso e um dos primeiros a contribuir para o gênero neoclassical metal.
Ex-guitarrista da banda Scorpions e do Electric Sun, hoje ele segue em carreira solo.
Entrou no Scorpions em 1973 para substituir Michael Schenker (ex-UFO, MSG) e irmão mais novo de Rudolf Schenker, fundador do grupo, que havia gravado o primeiro álbum da banda (Lonesome Crow) com apenas 16 anos de idade.
Nesta época ele gravou com os Scorpions, Fly to the Rainbow (1974), In Trance (1975), Virgin Killer (1976) e Taken by Force (1977) além do álbum ao vivo no Japão, Tokyo Tapes (1978).
Em 1978, Roth deixa o Scorpions devido a problemas com os outros integrantes da banda por não concordar com a direção de Lovedrive (1979).
Após sua saída, Uli forma o Electric Sun onde permaneceu até meados da década de 1980.
É considerado um guitarrista de primeiro time, merecedor de boas referências de gente que não costuma elogiar facilmente, como o britânico Ritchie Blackmore (ex-Deep Purple, Rainbow, Blackmore’s Night) e o sueco Yngwie Malmsteen (Steeler, Alcatrazz, Rising Force, solo), dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário