quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Limite: Audiência discutirá tolerância de peso para caminhões nas estradas

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia vai realizar audiência pública, no dia 10 de dezembro, uma terça-feira, às 14h, para discutir o percentual de tolerância de peso dos veículos de carga nas rodovias brasileiras.
O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), que pediu o debate, explicou que, muitas vezes, os transportadores são punidos injustamente porque a carga pode se movimentar durante a viagem e nem sempre é possível distribuí-la precisamente.
Outro motivo também seria a falta de estrutura para calcular o peso entre eixos, segundo relato publicado pela Agência Câmara.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, até dezembro de 2013, a tolerância máxima de 7,5% sobre os limites de peso bruto transmitido por eixo de veículo à superfície das vias públicas.
O limite era para ser de 5%.
De acordo com um estudo do Grupo de Trabalho Interministerial de Estudos sobre Peso e Eixo do Contran, o recomendado seria apenas 5% de tolerância.
No entanto, para a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, o mais indicado é que a tolerância seja de 10%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário