terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tráfico de pessoas: CPI apresenta Projeto de Lei até novembro

Luiz Couto
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o tráfico de pessoas no país irá apresentar um projeto de lei sobre o tema até o final do próximo mês de novembro.
O objetivo, segundo o primeiro vice-presidente do colegiado, deputado federal paraibano Luiz Couto (PT), é endurecer as penas para quem comete esse tipo de crime.
O Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/40) hoje já prevê penas para os casos de exploração sexual, conforme informação da Agência Câmara.
A “indução à prostituição”, por exemplo, pode levar à pena de até cinco anos de reclusão, além de multa.
De acordo com Luiz Couto, no entanto, o Projeto de Lei da CPI deve tratar de diversos aspectos do tráfico de pessoas que hoje não constam do Código Penal.
Um anteprojeto de lei sobre o tema já está pronto e foi entregue ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB).
No dia 12 de novembro, a CPI promoverá um seminário sobre o tema, que contará com a participação de organismos internacionais, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público e do Ministério da Justiça.
A ideia é que o projeto de lei fique pronto logo após o seminário.
Segundo o parlamentar paraibano, o colegiado deverá tentar garantia a votação da proposta pela Câmara dos Deputados até maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário