quarta-feira, 31 de julho de 2013

TRT/RN: Servidor lança breve história do Rock 'n Roll

O que tem a ver a política e a economia com o Rock?
Para o servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT/RN), músico, advogado e historiador Ugo Monte, essa relação está intimamente ligada com o contexto histórico em seus vários momentos da história.
Apaixonado por rock desde a adolescência, nos anos 80, quando morou em Brasília e viveu a efervescência daquela época, Ugo utilizou-se de sua formação como historiador para mergulhar de cabeça numa pesquisa que durou dois anos e resultou no lançamento de seu primeiro livro Rock ‘N Roll: Uma breve história da música que mudou a maneira de ver o mundo.
O livro será lançado em Natal, nesta sexta-feira (02), às 19h, durante sessão de autógrafos na Capitania das Artes, na Avenida Câmara Cascudo, na Cidade Alta, Natal.
Ugo percorre a história do rock, dos anos 50 aos dias atuais, em nove capítulos cheios de referências ao contexto histórico e social.
É um livro para iniciados e iniciantes sobre o Rock e seu contexto histórico, explica.
Cada capítulo do livro traz, ainda, uma relação de músicas por ano de gravação, uma discografia básica e uma relação de filmes e documentários feitos em cada época ou sobre ela.
No final, o livro também traz um glossário de termos roqueiros.
O primeiro capítulo aborda o surgimento do rock nos Estados Unidos, a partir do início dos anos 50, enquanto o segundo capítulo fala dos Beatles e a influência do rock britânico, no início da década de 60.
O rock psicodélico, o movimento hippie e o movimento estudantil de maio de 68 são tratados no terceiro capítulo.
Já o fim da utopia do movimento hippie com a morte de vários ídolos do rock por causa do consumo de drogas, como Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison, e o surgimento do Rock Progressivo, do Glam Rock e do Heavy Metal no início dos anos 70, são detalhados no capítulo seguinte.
O quinto capítulo faz uma narrativa sobre o surgimento do movimento Punk em Nova York e depois na Inglaterra, e cita, ainda, a influência do reggae jamaicano de Bob Marley como expoente da música do terceiro mundo, de 1976 a 1981.
O sexto capítulo é dedicado ao surgimento da música pop no mundo e a geração MTV, com o surgimento da linguagem do videoclipe, a partir de 1982.
O Rock alternativo dos Estados Unidos, com a cena Grunge de Seattle, tendo como expoentes as bandas Nirvana e o Pearl Jam, o Britpop inglês com o Oasis, além da música eletrônica e o Hip Hop, são os assuntos principais do sétimo capítulo, que vai de 1989 a 1997.
O oitavo capítulo é dedicado à crise da indústria fonográfica a partir do surgimento do Napster, o primeiro programa de compartilhamento de arquivos de música em rede grátis, no final dos anos 90 e início da década de 2000.
Nesse capítulo, Ugo ainda trata dos bastidores da música, a formação do cartel da música fonográfica e o início da derrocada das grandes gravadoras.
No último capítulo, o autor faz um apanhado geral sobre tudo o que foi discutido para entrar na cena do rock independente, em meados dos anos 2000, com o revival do rock de garagem nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde figuram bandas como Black Keys e Strokes (EUA) e Coldplay, Inglaterra.
Nesse primeiro livro, o historiador se dedica muito pouco à história do rock brasileiro, limitando-se apenas a algumas citações esporádicas.
O motivo é que Ugo pretende lançar outro livro dedicado exclusivamente à cena brasileira.

Com informação da assessoria de comunicação do TRT/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário