segunda-feira, 15 de abril de 2024

Ipanguaçu: Queda de avião militar na Serra do Puxa durante a 2ª Guerra Mundial registrou 80 anos

Imagem: Sandro Fortunato
Esta segunda-feira (15) assinalou o octogésimo aniversário da trágica queda, aparentemente acidental, de um avião do modelo Dakota 508 com três tripulantes da Força Aérea Britânica, durante a 2ª Guerra Mundial, nas proximidades da Serra do Puxa, na comunidade rural de Cuó, em Ipanguaçu, vitimando todos os ocupantes da aeronave.
Segundo os registros históricos, o avião militar, conduzindo suprimentos, havia decolado de Fortaleza (CE) e seguia com destino à Grande Natal, quando colidiu com a elevação, momento em que chovia bastante, o que pode ter comprometido a visibilidade do piloto.
A imagem que ilustra a postagem (foto) são as lápides dos túmulos dos tripulantes sepultados no cemitério público do bairro Alecrim, em Natal: o sargento R. J. Uden, de 21 anos; o sargento W. J. Poling, de 22 anos; e, o oficial piloto G. D. Morris, de 23 anos.
O professor e guia de turismo ipanguaçuense Paulo Márcio Rodrigues diz: “a história não pode esquecer esse fato importante, já que o RN foi fundamental na vitória dos aliados na segunda Guerra Mundial, no ano de 1944. A trilha que é feita para o local onde foi edificada uma cruz marca o fato histórico e vem fortalecer o turismo local e a história de Ipanguaçu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário