quarta-feira, 8 de novembro de 2023

UFRN: Cientistas buscam patentear tecnologia para monitorar sinais vitais de maneira aperfeiçoada

Imagem: Cícero Oliveira/UFRN
Uma dupla de cientistas da Universidade Federal do RN (UFRN), com sede na capital do estado, desenvolveu um novo amplificador de sinais com características diferenciais que permite ajuste de ganho durante sua utilização.
O circuito é uma alternativa no condicionamento de sinais para equipamentos de exames médicos, como o eletrocardiograma (ECG), o eletroneurograma (ENG), o eletromiograma (EMG) e o eletroencefalograma (EEG).
O invento teve seu depósito de pedido de patente realizado pela UFRN e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) em setembro, e tem como autores os pesquisadores Michel Santana de Deus e Sebastian Yuri Cavalcanti Catunda.
Intitulada Amplificador integrador programável por pulso e sua implementação para sistemas em chip, a nova tecnologia é decorrência da tese de Michel de Deus, na época vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da UFRN, destaca informação da assessoria de imprensa da instituição acadêmica, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário