terça-feira, 30 de maio de 2023

Idiarn: Órgão se pronuncia sobre primeiras amostras das aves migratórias encontradas mortas no litoral

Imagem: Ilustração
Por meio de nota distribuída pela assessoria de comunicação social do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), em Natal, o Governo do Estado informa que as primeiras amostras das aves migratórias encontradas mortas no litoral do RN tiveram resultados negativos para infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1.
Conforme a informação, as aves foram encontradas em Pirangi, Parnamirim; Sagi, Baía Formosa; Barra de Maxaranguape, Maxaranguape; e, Búzios, Nísia Floresta.
A análise foi feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), da Secretaria de Defesa Agropecuária (DAS), localizado em Campinas (SP) e os resultados foram encaminhados na noite de segunda-feira (29) ao Idiarn.
Devido ao decreto de estado de emergência zoossanitária, emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil, é fundamental manter os cuidados orientados.
A nota finaliza destacando que “as autoridades pedem que as pessoas que eventualmente tiveram contato com aves encontradas mortas ou doentes em área litorânea coloquem-se automaticamente em isolamento por dez dias e contatem um serviço de saúde da sua região. As atividades de vigilância e colega continuam em todo o estado do RN”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário