domingo, 11 de dezembro de 2022

Serviços: Setor no RN caiu 5,9% em volume e é o que mais influenciou retração do PIB em 2020

Imagem: Ilustração
Serviços teve redução em volume de 5,9% e, além de ter registrado a maior queda em termos percentuais, foi o grupo que mais influenciou na retração do Produto Interno Bruto (PIB) do RN, pois seu valor adicionado bruto equivale a mais de dois terços da economia do estado - que correspondeu a 76,8% em 2020.
O valor adicionado bruto é a contribuição ao PIB pelas diversas atividades econômicas, obtida pela diferença entre o valor bruto de produção e o consumo intermediário absorvido por essas atividades.
A atividade que mais influenciou na queda em volume observada nos serviços do RN em 2020 foi administração, defesa, educação, saúde e seguridade social, com decréscimo de 5,3%, seguida por alojamento e alimentação, com redução de 27,3%, e comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, cuja retração foi de 5,6%.
Vale observar que, apesar do setor de alojamento e alimentação ter sofrido uma queda percentual maior, em números absolutos, administração, defesa, educação, saúde e seguridade social representam uma parcela maior do PIB.
Entre as demais atividades de serviços, as únicas que não apresentaram variação negativa em volume foram atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados, com variação de 0,3%, e atividades imobiliárias, que apresentou crescimento de 3,3%.
Os dados são do estudo Sistema de Contas Regionais 2020, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), transmite nota da direção do órgão no RN, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário