quinta-feira, 17 de junho de 2021

Patrimônio: Iphan e CNBB firmam acordo que vai proteger 32% dos bens tombados no Brasil

Imagem: Reprodução/Assessoria
Igrejas, conventos, residências e acervos de arte sacra estão entre os bens culturais incluídos em acordo de cooperação técnica firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta quarta-feira (16).
As duas instituições estabelecem uma parceria para realizar ações conjuntas de preservação e valorização do Patrimônio Cultural sob gestão da Igreja Católica no Brasil.
Cerca de um terço do total dos bens tombados pelo Iphan serão abrangidos pelo novo acordo.
Com vigência de três anos, o acordo prevê um conjunto de ações, que vão desde o diagnóstico dos bens tombados a ações educativas, passando ainda pela identificação desse Patrimônio Cultural, estabelecimento de diretrizes para intervenções, fomento à conservação e capacitação de quadros da CNBB e seus colaboradores para a gestão de imóveis e acervos.
Segundo informação proveniente da assessoria de imprensa do Instituto, na capital federal, o acordo não abarca repasse de recursos financeiros entre as duas instituições; o custeio das ações deverá ser feito por meio do orçamento de cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário