terça-feira, 7 de julho de 2020

MTur: Órgão federal abre credenciamento de novos agentes financeiros para o Fungetur

Imagem: Ilustração
A partir desta terça-feira (07), bancos públicos, privados e cooperativas de crédito de todo o país poderão se credenciar junto ao Ministério do Turismo (MTur) para ofertar linhas de financiamento com recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).
A habilitação de novas instituições financeiras tem o objetivo de dar maior abrangência aos recursos ofertados pelo Fundo, facilitando o acesso dos prestadores de serviços turísticos ao crédito.
Atualmente, 17 bancos de fomento ofertam financiamento para empreendimentos do setor via fundo, frisa nota da assessoria de comunicação social do MTur.
Para se habilitar, os interessados deverão obedecer a alguns pré-requisitos: idoneidade econômico-financeira, regularidade jurídico-fiscal, não ter sofrido penalidade de suspensão ou declaração de inidoneidade por parte do Poder Público, além de outros estabelecidos no edital e seus anexos.
Outro item observado será a aplicação de taxas de juros de 5% ao ano mais Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em todas as modalidades de financiamento ofertadas com recursos do Fungetur, facilitando o acesso das empresas ao recurso.
Do total de recursos que são disponibilizados aos agentes credenciados, no mínimo 80% são para crédito a micro, pequenas e médias empresas; e até 20% para grandes empresas.
Poderão ter acesso ao crédito empresas das seguintes áreas: acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, parques temáticos, transportadoras turísticas, casas de espetáculos e equipamentos de animação turística, centro de convenções, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, locadoras de veículos, organizadores de eventos, prestadores de serviços de infraestrutura de apoio a eventos, prestadores especializados em segmentos turísticos, além de restaurantes, cafeterias e bares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário