quinta-feira, 21 de maio de 2020

Fiocruz: 7,8 milhões de brasileiros estão a quatro horas de distância do atendimento adequado

Imagem: Ilustração
Mais de 7,8 milhões de brasileiros estão a, pelo menos, quatro horas de distância de um município que ofereça atendimento de alta complexidade, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipamentos e pessoal especializado para doenças respiratórias graves e agudas provocadas pela epidemia de COVID-19.
Essa é uma das principais conclusões da mais recente análise dos pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (ICICT), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
intitulada Regiões e Redes COVID-19: Acesso aos serviços de saúde e fluxo de deslocamento de pacientes em busca de internação, a análise mostra que a situação é pior nos estados de AM (1,3 milhão de habitantes), PA (2,3 milhões) e MT (888 mil).
Nessas três unidades da federação, mais de 20% da população mora em áreas com até quatro horas de deslocamento para chegar ao município mais próximo que ofereça condições de atendimento em casos graves de coronavírus, salienta informação da assessoria de imprensa da Fundação.
Outras regiões com elevado percentual de população que leva mais de quatro horas de deslocamento até um município que ofereça atendimento especializado são o interior do Nordeste, o norte de MG e o sul do PI e do MA.
Acesse AQUI a Nota Técnica na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário